Em palestra, presidente do TRE-SP expõe preocupação com abstenção
Des. Carlos Eduardo Cauduro Padin também fala sobre "fake news"
"O político é um ser natural e necessário. Precisamos nos livrar dos maus políticos, assim como de todos os maus profissionais, mas isso só se consegue com a participação de todos". A afirmação foi feita nesta quinta-feira (28), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, no "Ciclo de Palestras: Eleições 2018 – legislação, controle e desafios", evento promovido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município (TCMSP).
O presidente se referia a uma das preocupações que elencou em sua fala: a abstenção nas eleições. Para ele, é necessário que o cidadão exerça sua cidadania. O desembargador explicou que o TRE-SP considera um dever a conscientização das pessoas quanto à questão e que a instituição atua na busca de incentivar o voto.
A segunda preocupação exposta foi em relação às chamadas "fake news". Sobre o assunto, o des. Cauduro Padin foi enfático ao afirmar que o Tribunal será inflexível no combate às irregularidades. Ele entende que o enfrentamento da disseminação de informações falsas é um grande desafio ao TRE-SP, considerando que o Poder Judiciário tem sua função natural pautada pela inércia, ou seja: só age quando provocado. “O Tribunal não será um certificador de fatos. A imprensa se reunirá para fazer isso, e ela tem mesmo esse dever”, ressaltou.
Aos presentes, o desembargador garantiu, ainda, a realização das eleições de 2018 dentro da normalidade no que se refere à atuação do TRE-SP.
A abertura do ciclo de palestras foi feita pelo presidente do TCM, conselheiro João Antonio da Silva Filho, para quem democracia é “um pacto com a sociedade para desenvolver o melhor convívio possível”.
Silva Filho fez severas críticas à influência do poder econômico nas eleições. Para ele, quando o poder econômico desequilibra as equações de poder, não existe democracia. Segundo o conselheiro, ela pressupõe a democratização do conhecimento e a quantidade de pessoas participando das decisões.
Participaram do evento, ainda, o procurador regional eleitoral, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, o advogado especialista em Direito Eleitoral Luciano Caparroz Pereira Santos e o assessor jurídico do TCM Filippe Soares Lizardo.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial