Eleições 2018: certidão criminal para fins eleitorais pode ser obtida via internet
Documento é obrigatório para quem deseja se candidatar a cargo eletivo
O cidadão que pretende se candidatar a cargo eletivo nas Eleições 2018 deve juntar uma série de documentos ao requerimento de registro de candidatura. A certidão criminal de segundo grau para fins eleitorais, emitida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e de apresentação obrigatória, agora pode ser requerida pela internet.
Como obter a certidão
O interessado deve acessar o Portal e-SAJ, escolher a opção “Certidões”, “Certidões de 2º Grau” e, em seguida, em “Cadastro de Pedido de Certidão”. Na página seguinte, basta selecionar o modelo “Certidão Negativa para Fins Eleitorais - SP (Internet)” e preencher com dados pessoais.
As certidões com informação “Nada Consta” serão liberadas automaticamente pelo sistema. Nos casos de certidões “Positivas” e “Negativas com ressalva”, o solicitante será direcionado para procedimento próprio e receberá o documento por e-mail no prazo de cinco dias, contados a partir do protocolo do requerimento.
Requerimento de registro de candidatura
De acordo com a Resolução TSE nº 23.548/2017, que trata da escolha de candidatos nas Eleições 2018, o requerimento de registro de candidatura deve ser acompanhado de documentos como relação de bens, fotografia, documento de identificação, prova de alfabetização e certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal e Estadual.
O TRE-SP disponibiliza o “Manual de convenções e de registro de candidatos” em seu site. Acesse aqui.
(Com informações do TJ-SP)