Ciclo de Exposições e Diálogos – Eleições 2018 reúne imprensa e TRE
O evento ocorreu nesta terça-feira (24) e contou com jornalistas de diversos veículos
Cerca de 60 jornalistas debateram com membros do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo temas relacionados ao pleito, durante o Ciclo de Exposições e Diálogos – Eleições 2018, realizado na manhã desta terça-feira (24) no plenário do TRE-SP. Os assuntos de maior interesse dos profissionais de imprensa presentes foram a situação de pré-candidatos e candidatos que estão presos, a Lei da Ficha Limpa, os requisitos para concorrer e as hipóteses que geram impedimento à disputa, a propaganda eleitoral na internet, as fake News, o financiamento de campanha e a prestação de contas.
“O nosso objetivo é comum”, afirmou o presidente do TRE-SP, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin ao comentar os papéis da Justiça Eleitoral e da imprensa no processo eleitoral. “Nosso objetivo comum é esclarecer, permitir que o eleitor se interesse pela campanha eleitoral, permitir que tenha informações corretas para proceder a escolha de acordo com a sua consciência, com a sua convicção.”
Na abertura do ciclo, dirigido exclusivamente a jornalistas, o presidente do Tribunal ressaltou ainda o caráter inédito de uma reunião de tal vulto na Justiça Eleitoral paulista, na qual se encontravam profissionais de diversos jornais, emissoras de televisão e rádio, portais de notícia e blogs, todos eles com o objetivo de compreender melhor as questões eleitorais e informar adequadamente seus leitores sobre cada etapa do processo.
Dividida em painéis temáticos, a reunião serviu de oportunidade para que esses atores compartilhassem informações e experiências de pleitos passados, bem como – e principalmente – expectativas e receios para a eleição que se avizinha, da qual se espera grandes e inéditos desafios. Após cada rodada, a palavra foi aberta aos jornalistas presentes na plateia, os quais trouxeram dúvidas práticas e projeções de cenários que contribuíram para a riqueza de informação e de pontos de vista do debate.
O des. Cauduro Padin fez exposição sobre registro de candidatura. O vice-presidente e corregedor, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, expôs sobre propaganda eleitoral. O des. Silmar Fernandes, juiz substituto do TRE, falou sobre prestação de contas. Estiveram presentes outras autoridades do Tribunal, entre juízes titulares e substitutos.
No primeiro painel, sobre registro de candidaturas, o presidente do TRE debateu com a apresentadora da Record TV Adriana Araújo e apresentador da RedeTV Mauro Tagliaferri, em mesa que contou, ainda, com a participação dos desembargadores Nuevo Campos e Silmar Fernandes.
Já no segundo painel, o corregedor do Tribunal ficou responsável por apresentar um panorama da propaganda eleitoral e discutir o tema com os jornalistas Gabriel Cruz, apresentador da TV Gazeta, e Marcelo Torres, apresentador do SBT. Nesta parte, foi acompanhado pelos desembargadores Cauduro Padin e Silmar Fernandes.
Por fim, o des. Silmar Fernandes fez apresentação sobre as novidades relacionadas à prestação de contas, abordando os pontos da Resolução TSE nº 23.553/2017.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial