Eleitor pode treinar a votação em simulador on-line
O Simulador de Votação na Urna Eletrônica está disponível no site do TRE
Nas eleições gerais deste ano, o eleitor deve escolher seis candidatos para cinco cargos em disputa. E para não correr o risco de cometer erros no momento de votar, com a escolha de tantos candidatos, ele tem a possibilidade de treinar a votação no Simulador de Votação na Urna Eletrônica. A simulação é rápida, simples e didática.
O sistema está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Antes de iniciar a simulação, o cidadão deve escolher se a votação será para o primeiro ou para o segundo turno. Caso o usuário erre durante o procedimento, o programa apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada. O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo.
O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ordem de votação
O eleitor deve ficar atento à ordem de votação para o pleito, que é a seguinte: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
Neste ano, a renovação do Senado será de dois terços, então o cidadão terá que escolher dois senadores. A população elege um terço e dois terços, alternadamente, para a Casa. Cada estado da Federação tem três senadores.
Acesse o Simulador de Votação na Urna Eletrônica.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
(Com informações do TSE.)