TSE lança campanha nacional de biometria em São Paulo
Na manhã desta segunda-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu o lançamento da campanha nacional da biometria, no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Na oportunidade, o presidente do TSE, min. Gilmar Mendes, conclamou a população a comparecer aos cartórios eleitorais do país, a fim de ter suas digitais colhidas. O ministro revelou que “o objetivo é chegar ao final do período da campanha com cerca de 80 milhões de eleitores biometrizados”. A importância da biometria também foi salientada quando o ministro afirmou que “o nosso banco de dados será utilizado por outros órgãos quando da implantação do registro civil nacional”.
O presidente do TRE-SP, des. Mário Devienne Ferraz, lembrou aos presentes que hoje começa a revisão biométrica obrigatória em 79 municípios paulistas e que a biometria voluntária está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo desde outubro de 2015. “Todos os eleitores das cidades em que a biometria ainda não é obrigatória podem espontaneamente fazê-la, com calma, sem enfrentar filas”, informou. Quem não comparecer à revisão biométrica nos municípios onde é obrigatória terá o título de eleitor cancelado.
Desde 2008, o TSE organiza o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro e sua meta é que todos os eleitores brasileiros estejam cadastrados biometricamente até 2022.
Em São Paulo, mais de 6,5 milhões de eleitores possuem a identificação biométrica e eleitores de 15 municípios já são identificados pelas digitais nas eleições.
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão.
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr