Justiça Eleitoral inaugura posto de atendimento eleitoral em Guarulhos
O TRE inaugura, no dia 10 de julho, posto de atendimento eleitoral em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa é uma medida para facilitar o atendimento ao eleitor do município que deverá fazer sua biometria obrigatoriamente.
O TRE inaugura, no dia 10 de julho, posto de atendimento eleitoral em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa é uma medida para facilitar o atendimento ao eleitor do município que deverá fazer sua biometria obrigatoriamente. Aqueles que não comparecerem terão seus títulos cancelados.
O posto terá capacidade para atender 1.100 eleitores por dia, com 39 kits biométricos em funcionamento.
Guarulhos possui o segundo maior eleitorado do Estado, com quase 900 mil eleitores. Mais de 370 mil eleitores já cadastraram a biometria no município, cerca de 41% do total.
Obrigatoriedade
A revisão do eleitorado em Guarulhos foi aprovada em sessão plenária realizada nessa quinta-feira (29). Segundo o calendário estabelecido na Resolução nº 409/2017, o eleitor do município deve cadastrar seus dados biométricos até 23 de março de 2018 para não ter seu título de eleitor cancelado.
A pessoa que tiver o documento cancelado fica impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SP e comparecer ao cartório ou posto de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso tenha, e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão.
O atendimento nos cartórios eleitorais e no posto de atendimento a ser inaugurado deve ser agendado, enquanto no Poupatempo é feito por ordem de chegada.
Biometria
O cadastramento biométrico ocorre em todo o Estado, mas por enquanto é obrigatório apenas em 83 municípios. Nessas cidades, quem não comparecer para realizar a biometria terá o título de eleitor cancelado. No entanto, mesmo nos locais onde a biometria ainda é facultativa, recomenda-se o comparecimento para evitar a formação de filas de última hora.
No Estado, mais de 7,9 milhões de eleitores (24,4% do total) se cadastraram, sendo que cerca de 1 milhão realizou o procedimento entre janeiro e maio de 2017. Na capital, são quase 3 milhões eleitores cadastrados, o que representa 32% do total.
Posto de Atendimento Eleitoral - endereço: Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial