Presidente do TRE participa de Conferência Ibero-Americana sobre eleições
O presidente do TRE, des. Mário Devienne Ferraz, participa da VII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais”, que está sendo realizada pela primeira vez no Brasil - em Manaus -, do dia 28 de abril até 2 de maio, e tem como tema a “Judicialização da Política, Democracia Interna dos Partidos e Integridade no Processo Eleitoral”.

O presidente do TRE, des. Mário Devienne Ferraz, participa da VII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais, que está sendo realizada pela primeira vez no Brasil - em Manaus -, do dia 28 de abril até 2 de maio, e tem como tema a “Judicialização da Política, Democracia Interna dos Partidos e Integridade no Processo Eleitoral”.
Trata-se de um encontro institucional para intercâmbio, reflexão, análise e troca de experiências e conhecimentos entre magistrados das várias Cortes dos países ibero-americanos, dedicado exclusivamente a questões relacionadas à Justiça Eleitoral. Estão presentes magistrados e representantes dos seguintes países: Peru, Panamá, México, Espanha, Equador, El Salvador, Colômbia, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Honduras e Uruguai, além da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Sobre o tema, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, informou aos jornalistas que os países democráticos, inclusive o Brasil, têm se defrontado com a judicialização da política - quando os embates políticos são levados para que o Judiciário decida sobre esses conflitos. O encontro é então “uma troca de experiências muito importante, num momento em que o Brasil também vive essa judicialização. O Judiciário, cada vez mais, assume um papel de moderador dos conflitos”, afirmou.