Eleitor de São Paulo pode emitir certidões e consultar sua zona eleitoral pela internet
Os eleitores do Estado de São Paulo podem acessar serviços através da internet, como a emissão ou validação de certidões e consulta à zona eleitoral.
Podem ser emitidas e validadas certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e composição partidária, com a exigência de preenchimento de todos os campos dos formulários disponíveis. Os dados informados devem ser os mesmos dos constantes no cadastro eleitoral.
A certidão de quitação eleitoral atesta a existência ou a inexistência de restrição relacionada à plenitude do gozo dos direitos políticos, ao regular exercício do voto, ao atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, à inexistência de multas aplicadas e à apresentação de contas de campanha eleitoral. O sistema só emite essa certidão se não houver pendências no cadastro do eleitor.
A certidão de composição partidária serve para atestar a composição dos órgãos partidários, enquanto a de crimes eleitorais mostra a existência ou não de registro de condenação criminal eleitoral decorrente de decisão judicial com trânsito em julgado (da qual não caiba mais recurso). A certidão de filiação partidária declara se há, no registro do eleitor, informação acerca de filiação a órgão partidário; e a negativa de alistamento atesta a inexistência de título de eleitor no nome do interessado.
Se a sua situaçãocom a Justiça Eleitoral está regular, emita aqui a certidão.
Serviço de consulta à zona eleitoral
A zona eleitoral é uma região geograficamente delimitada, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores domiciliados naquele local.
Para os eleitores que não sabem que zona eleitoral procurar, o TRE-SP dispõe de serviço de consulta, através do qual é possível identificar aquela a que devem dirigir-se. A pesquisa pode ser feita através do endereço do eleitor, número ou nome da zona eleitoral ou do município onde se localiza.
Verifique o cartório eleitoral mais próximo. Consulte aqui.
Serviços prestados no cartório eleitoral
Para tirar o título de eleitor, alterar dados pessoais ou local de votação, mesmo sem mudança de domicílio, é preciso ir ao cartório eleitoral da sua região para requerer alistamento, revisão, transferência ou segunda via.
Atualmente, os atendimentos são feitos com coleta de dados biométricos e devem ser precedidos do agendamento. Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo dos municípios deCarapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo e São Paulo (Lapa, Itaquera e Santo Amaro), o agendamento não é necessário.
O agendamento deve ser feito para o cartório eleitoral que abrange a residência do solicitante aqui.
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial