Biometria não é obrigatória na capital e Grande São Paulo
Os cartórios eleitorais de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco estão equipados com kits biométricos, mas o comparecimento do eleitor ainda não é obrigatório.

Os cartórios eleitorais de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco estão equipados com kits biométricos, mas o comparecimento do eleitor ainda não é obrigatório. Nessas localidades, a Justiça Eleitoral pretende colher as digitais dos eleitores de forma gradual, uma vez que são locais com grande população eleitoral. Os quatro municípios reúnem cerca de 10,6 milhões de eleitores do país.
A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Jade Almeida Prometti, explica que a Justiça Eleitoral de São Paulo tem aproveitado o comparecimento do eleitor no cartório para adiantar a biometria. “Quando o eleitor comparece para solicitar a primeira via do título ou fazer transferência de domicílio eleitoral já aproveitamos e colhemos as digitais”, esclarece Jade. Segundo ela, futuramente o trabalho será estendido a todos os cartórios eleitorais do estado.
Alistamento Eleitoral
Dia 7 de maio é o prazo-limite para a solicitação do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral (para votar em novo município), de locais de votação e para revisar dados pessoais. Já para os eleitores que perderam o título e querem apenas obter a segunda via, podem comparecer aos cartórios eleitorais após 7 de maio, pois possuem até 25 de setembro para obtê-la.
Os serviços eleitorais são gratuitos, exceto para aqueles que estiverem irregulares com a Justiça Eleitoral. A multa gira em torno de R$ 3,50.
O eleitor da capital e da Grande São Paulo é atendido mediante agendamento até 25 de abril. Após esse prazo, o atendimento será por ordem de chegada. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-SP ou diretamente no cartório.
Mais informações:
Central de Atendimento ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148*
* custo de ligação local em todo o Estado
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr