Juiz Costabile e Solimene se despede do TRE-SP e recebe láurea
O juiz Roberto Caruso Costabile e Solimene participou hoje, 29, de sua última sessão no Tribunal Eleitoral paulista. Ele foi membro efetivo, na classe de juiz de Direito, desde 29 de janeiro de 2013. Durante a sessão, o juiz recebeu o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, láurea destinada àqueles que contribuem para o aperfeiçoamento do processo eleitoral no Estado. Quem o substitui é o juiz Silmar Fernandes.

O juiz Roberto Caruso Costabile e Solimene (foto) participou ontem, 29, de sua última sessão no Tribunal Eleitoral paulista. Ele foi membro efetivo, na classe de juiz de Direito, desde 29 de janeiro de 2013. Durante a sessão, o juiz recebeu o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, láurea destinada àqueles que contribuem para o aperfeiçoamento do processo eleitoral no Estado. Quem o substitui é o juiz Silmar Fernandes.
O procurador regional eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, destacou a formação acadêmica do magistrado e a construção de sua carreira, citando a franqueza como a principal qualidade do juiz. Silva disse que os julgados de Solimene contribuíram para o avanço do Direito Eleitoral, e citou, como exemplo, os julgados em que ele foi contra as substituições de candidatos de última hora.
Em nome da Corte, falou o juiz Roberto Maia, que discorreu sobre a trajetória de Solimene, desde o início até os dias atuais, destacando a sua serenidade diante de disputas acirradas, como foi o caso das eleições municipais de 2012.
Solimene encerra seu exercício, segundo ele, “com a consciência tranquila”. “Não me omiti, nem me excedi: julguei conforme minhas convicções”, declarou, e finalizou dizendo que a Justiça Eleitoral segue com a costumeira vigilância para escolha dos melhores dirigentes do país.
Durante o período em que esteve no TRE, Solimene proferiu 415 decisões.
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr