Zonas eleitorais levam educação eleitoral para jovens em escolas
As iniciativas em diversas cidades estão alinhadas com meta específica do CNJ

Servidores de cartórios eleitorais do Estado de São Paulo levaram a estudantes de diferentes municípiosinformações sobre a importância da participação do povo no destino político do país, o funcionamento e a segurança proporcionada pela urna eletrônica, a divisão dos Poderes da República, com a descrição das funções atribuídas pela Constituição Federal a cada um deles, entre outros temas.
Em Jaú, o cartório da 63ª Zona Eleitoral promoveu um ciclo de palestras destacando a participação do jovem no processo eleitoral, com ênfase na biometria. A ação de cidadania se desenvolveu no dia 8 de agosto, na ETEC Joaquim Ferreira do Amaral. O projeto foi apresentado a mais de uma dezena de escolas do ensino médio na cidade do interior paulista.
O cartório da 390ª Zona Eleitoral de Cangaíba, na capital paulista, contou com a colaboração do promotor eleitoral Paulo Henrique de Oliveira, que proferiu palestra sobre cidadania, importância do voto e segurança da urna eletrônica. A ação educativa foi realizada em 14 de agosto, na Escola Estadual Vital Fogaça de Almeida.Na ocasião, servidores do cartório tiraram dúvidas sobre alistamento eleitoral e cadastramento biométrico. Uma votação simulada para os cargos de prefeito e vereador foi feita para ilustrar, na prática, as informações que tinham sido apresentadas aos 130 alunos do ensino médio, entre 16 e 18 anos.
Ações desse tipo tiveram início em 22 de maio deste ano, e o objetivo é que prossigam, pois têm, inclusive, o estímulo e o auxílio do Ministério Público local.
No dia 15 de agosto, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rebôlo, em São Paulo, assistiram à palestra “Voto e Cidadania”, ministrada por servidores da 408ª Zona Eleitoral – Jardim São Luís, na capital. A chefe de cartório, Marcella Pantoja Pimentel, lembra que essa ação está alinhada com a Meta Específica nº 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê Ações para a Educação Eleitoral.
Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a organização administrativa do Brasil (divisão dos Poderes, atribuições e cargos em disputa nas eleições), importância da participação dos mesários no pleito, transparência das urnas, segurança na transmissão dos dados e resultados da eleição, e o papel da Justiça Eleitoral para a promoção e o fortalecimento da democracia no país.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso twitter oficial @trespjusb