Presidente conversa sobre eleições e democracia
Magistrado e jurista se reuniram por videoconferência
Sob o título “Eleições e Democracia”, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, conversou nesta segunda-feira (4) por videoconferência com o advogado Paulo Hamilton Siqueira Junior, que já integrou a Corte como juiz, na classe jurista.
No início do diálogo, o magistrado valorizou o trabalho remoto, que tem garantido celeridade, segurança e redução de custos. As sessões de julgamento, transmitidas pelo canal YouTube, tem sido acompanhadas pelo público e por representante da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, o que, segundo Nuevo Campos, assegura a transparência do processo eleitoral.
Indagado sobre o possível adiamento das eleições, o presidente do TRE-SP afirmou que é uma decisão complexa, que será tomada levando em conta, principalmente, o parecer das autoridades médico-sanitárias. “Em primeiro lugar, a saúde pública”, disse o magistrado.
A confiabilidade das urnas eletrônicas também foi tema da conversa. “Em 2018, houve renovação no Congresso Nacional. E lideranças tradicionais não foram reeleitas. Esses dados empíricos permitem constatar a legitimidade do sistema eletrônico de votação, que goza inclusive de credibilidade internacional”, pontuou Nuevo Campos.
Outro assunto abordado foi a desinformação. O presidente do TRE-SP admitiu que é um desafio combater as notícias distorcidas, pois a sua disseminação é rápida, mas o sistema judicial nem sempre tem essa agilidade, pois há ritos e procedimentos que devem ser observados. O fator positivo, garantiu o desembargador, é que a Justiça Eleitoral tem feito campanhas e ações de esclarecimento da população, para evitar as consequências negativas da desinformação.