Para presidente do TRE, não é possível democracia legítima sem representação das mulheres, que são maioria

Fala do desembargador ocorreu em evento sobre empoderamento político feminino

Para presidente do TRE, não é possível democracia legítima sem representação das mulheres, que s...

Na manhã desta quarta-feira (19), durante a abertura da I Conferência de Empoderamento Político das Mulheres, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o presidente do órgão, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, disse que o tema básico do encontro é a democracia. Para ele, “a pluralidade de nossa sociedade precisa estar refletida. As mulheres são maioria e não é possível imaginarmos uma democracia legítima sem que essa maioria esteja representada”. O desembargador afirmou que o objetivo do evento é firmar e desenvolver a cidadania e incrementar a legitimidade do processo eleitoral.

Já para o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, a iniciativa tem caráter educativo. Para ele, é muito importante que a mulher tenha, mais do que formal, uma efetiva participação na política.

Para o início dos debates, foi formada mesa com a participação da coordenadora do Comitê de Participação Feminina do TRE-SP, juíza Maria Cláudia Bedotti, da procuradora regional eleitoral de São Paulo substituta, Paula Bajer, da juíza assessora da Corregedoria Regional de São Paulo, Denise Indig Pinheiro, e do juiz da 241ª Zona Eleitoral de Jaú, Alexandre Vicioli, autor da iniciativa do encontro.

O evento foi dividido por painéis. No primeiro painel, mediado pela jornalista Christina Lemos, o tema “Educação e conscientização das mulheres: um desafio da atualidade” foi desenvolvido pelo presidente do TRE e pela ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Marilene Bonzanini.

Em sua fala, a desa. Bonzanini anotou que é importante estimular a participação feminina em todos os setores e que, apesar dos avanços, a participação das mulheres na política ainda está muito aquém da realidade estatística. “Somos eleitoras há mais de 70 anos e o Brasil ainda está atrás de jovens democracias até ditas machistas. Acredito que as mulheres se interessam em participar, mas ainda há uma cultura de que a politica é um universo tipicamente masculino. Os avanços normativos não foram suficientes. O olhar feminino é muito importante, a democracia cresce com ele”, disse.

A participação feminina nas esferas de poder foi o assunto do segundo painel, que contou com a participação da presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano. A empresária lembrou a sua própria trajetória, ressaltando que, apesar dos desafios, nunca teve pena de si mesma e os enfrentou. O painel teve ainda a participação da professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas Luciana de Oliveira Ramos e foi mediado pela professora da Universidade de Brasília Flávia Biroli.

Mais dois painéis se seguiram durante a manhã. A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Célia Leão, e a assessora-chefe de Planejamento Estratégico e de Eleições (Asspe) do TRE, Regina Rufino, expuseram o tema “Empoderamento feminino: mais mulheres na política”, com mediação feita pelo vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, des. Paulo Galizia. Já a presidente da Associação Paulista dos Magistrados, juíza Vanessa Mateus, mediou o debate entre a coordenadora do Comitê de Participação Feminina do TRE, juíza Maria Cláudia Bedotti, e a procuradora regional eleitoral de São Paulo substituta, Paula Bajer, sobre o papel das instituições na promoção da participação feminina na política brasileira.

A I Conferência de Empoderamento Político das Mulheres segue durante a tarde com mais 3 temas: “Cota de gênero eleitoral”, “O fenômeno das candidaturas-laranja” e “Financiamento de campanha para mulheres candidatas”.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido