Faltam 12 dias: Não abra mão do seu direito de votar
#vempraurna – Quando você deixa de votar, os outros escolhem por você
No dia 7 de outubro, o eleitor tem a oportunidade de registrar na urna eletrônica o futuro que ele deseja para o seu Estado e para o Brasil. Não votar ou optar pelo voto nulo ou em branco são formas de desperdiçar a chance de se posicionar, transferindo a responsabilidade da escolha para os outros eleitores.
Um filmete da campanha da Justiça Eleitoral contra o absenteísmo está sendo veiculado nas emissoras de televisão. Nele são mostradas cenas do cotidiano em que as pessoas não tomam as decisões que precisam tomar, como o nome do bebê e a camisa que irá vestir, e são surpreendidas quando terceiros escolhem por eles.
Na apuração do resultado das eleições, os votos em branco e nulos não são considerados votos válidos, ou seja, não são contabilizados. Por isso, o eleitor deve estar consciente de que, por maior que seja, a quantidade de votos nulos não gera a anulação das eleições nem tem qualquer impacto no resultado. Da mesma maneira, a abstenção apenas diminui a representatividade dos eleitos.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial